Ferramentas
O empreendedorismo tem os seus desafios. Na Startup Portugal acumulamos a experiência e o conhecimento para os reconhecer e como enfrentá-los. Os nossos recursos são guias largamente pesquisados, práticos e decisivos para diversos atores do ecossistema.
A Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover o empreendedorismo e a inovação em Portugal. Para mais detalhes sobre quem somos e o que fazemos, visite esta página.
Pode registar a sua empresa online ou presencialmente em qualquer balcão Empresa na Hora. A marcação pode ser feita no website.
Em Portugal, existem muitas oportunidades de investimento e financiamento, disponíveis para empreendedores locais e internacionais. Leia o artigo no nosso blog sobre o assunto.
O Startup Visa é um programa de vistos de residencia para empreendedores, que tem como objectivo atrair para Portugal investimento, talento e capacidade de inovação. Ao investir e criar emprego qualificado, empreendedores podem integrar uma incubadora em Portugal e beneficiar de todos os incentivos e apoios do programa Startup Portugal.
O Tech Visa é um programa de certificação para empresas que pretendem atrair para Portugal talento altamente qualificado e especializado, de nacionalidades não incluídas no espaço Schengen. Se é um talento altamente qualificado e pretende trabalhar em Portugal, pode encontrar aqui uma lista de empresas certificadas.
Todos os anos, a Startup Portugal selecciona as melhores startups para representar Portugal na Web Summit, através de um programa chamado Road 2 Web Summit. Se está à procura de startups para investir, convidamos a espreitar as participantes no programa de 2023.
Para encontrar outras startups, pode recorrer ao Dealroom, um diretório em tempo real de todos os atores do ecossistema. Assim, poderá descobrir e explorar informação sobre startups de vários setores, regiões ou estádios de desenvolvimento e receber a informação necessária para poder contactá-las.
O Dealroom é um directório em tempo real de todos os atores do ecossistema.
Estamos disponíveis: One Stop Shop
Precisa de ajuda ou de informação adicional? Contacte-nos com a sua dúvida e poderemos esclarecê-las através de e-mail ou, se necessário, numa reunião online ou offline, nos nossos escritórios em Lisboa.
Glossário do Empreendedor
Todos os portugueses sabem que “é a falar que a gente se entende!” e esse é também o nosso mote na Startup Portugal. Para isso todos temos de estar certos do significado de cada termo utilizado no ecossistema de empreendedorismo.
Vamos a isso? Descobre abaixo o nosso glossário, que está em constante atualização. Há alguma definição que gostarias de ver aqui contemplada? Envia um email para contact@startupportugal.com
Um investidor anjo investe em empresas em fase inicial ou de arranque em troca da propriedade de ações. Podem investir sozinho ou como parte de um grupo maior de investidores conhecidos como redes ou sindicatos de anjos.
Os aceleradores são organizações que promovem programas de prazo fixo, destinados a empresas selecionadas às quais fornecem formação, acompanhamento e mentoria para equipas de gestão proporcionando contactos com empreendedores experientes, capitalistas de risco, business angels e executivos que lhes proporcionam e os preparam para um crescimento acelerado da sua atividade e para novas fases de capitalização.
Construir uma empresa sem financiamento externo. Através de poupanças pessoais e receitas operacionais geradas, este modo permite aos fundadores reduzir a diluição da sua quota mantendo um maior controlo dos seus negócios.
É uma taxa que analisa a quantidade de dinheiro que uma empresa gasta num determinado período.
É uma prática alternativa de financiar um projeto ou empreendimento, através da captação de investimento por via de um grande número de pessoas, normalmente através de plataformas digitais.
Soluções criadas com o objetivo expresso de fornecer soluções tecnológicas avançadas em domínios de especialização inteligente, baseadas em desafios científicos ou de engenharias substanciais
Uma startup numa fase inicial do seu ciclo de vida, já constituída, com solução validada ou com claro modelo de negócio
Empreendedorismo focado no desenvolvimento de soluções inovadoras para resolver um grande problema da sociedade, geralmente associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Comunidade de stakeholders que promovem o empreendedorismo a nível nacional e internacional a título de exemplo empreendedores, nómadas digitais, investidores, incubadoras, instituições de ensino, órgãos públicos e empresas.
Uma estratégia de saída é uma táctica executada para liquidar uma posição criada no arranque do projeto. Normalmente existem três estratégias diferentes: uma fusão com outra empresa, uma aquisição ou uma entrada em bolsa através de um IPO (Initial Public Offering).
(Fonte: CB Insights, Investopedia)
O termo “3F’s” refere-se tipicamente a três fontes de financiamento em fase de arranque: amigos, família e tolos. Inclui indivíduos que investem em startups devido a uma relação pessoal com o empreendedor ou fundador, familiares, ou indivíduos que investem devido à confiança no empresário ou a um interesse particular no produto ou serviço.
Os fundos de capital de risco são patrimónios, regulados e supervisionados pela CMVM, sem personalidade jurídica, pertencentes a titulares das unidades de participação, administrados por uma sociedade gestora, e que investem habitualmente por período limitado de tempo, em empresas com elevado potencial de desenvolvimento, com o objetivo de valorizar o seu património.
As incubadoras são organizações que prestam apoio a novos negócios em estado inicial de desenvolvimento durante um período relativamente longo através de ativos tangíveis (por exemplo, espaço e acesso a equipamentos) e intangíveis (por exemplo, orientação ou serviços administrativos, técnicos ou de negócios diretos ou indiretos e acesso a redes de potenciais clientes, parceiros e investidores).
Um nómada digital é uma pessoa que trabalha remotamente, não estando alocado a um escritório fixo. Muitas vezes viajam ou vivem em locais diferentes, dando prioridade à flexibilidade, e ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar.
Uma simples descrição que comunica o benefício do produto ou serviço que se promete entregar aos seus clientes. É, em última análise, o que torna o produto atractivo para o cliente ideal. Exprime o que o negócio faz melhor do que ninguém e porque é que alguém deve fazer negócios consigo ou investir na empresa.
Return On Investiment – O retorno sobre o investimento é uma relação entre o lucro líquido e o investimento. O ROI é geralmente usado para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar vários investimentos diferentes.
Capacidade de uma empresa crescer e expandir-se de uma forma eficiente, rentável e sustentável. As empresas escaláveis crescem de forma rápida e eficiente. Frequentemente impulsionadas por processos tecnológicos.
Startup já em estado de maturidade, com vendas sustentadas, uma estratégia internacional e/ou investida por capital de risco, apresentando condições ou potencial para para um crescimento acelerado
Empresário que inicia uma série de diferentes negócios.
Uma nova empresa criada a partir de um projeto incumbente, com recursos de um departamento, empresa ou universidade
Tempo que uma startup possui para operar antes de ficar sem fundos. Por outras palavras mantendo as receitas e despesas constantes, quanto tempo consegue a startup sobreviver.
Uma Startup avaliada num valor igual ou superior a Mil Milhões de dólares americanos numa ronda de investimento em mercado privado
Uma empresa privada avaliada em mais de 1B$ cujo negócio é resolver um grande problema da sociedade.
Uma startup avaliada num valor igual ou superior a mil milhões de dólares americanos que tenha a sua sede em Portugal ou um fundador português
Uma startup liderada por uma mulher, ou com uma founder com poderes executivos
Plataforma de Mapeamento do Ecossistema
Tenha acesso a todas as métricas do ecossistema português.