Mulheres em Cargos de Liderança e como o Ecossistema pode contribuir para a normalização
Mulheres em Cargos de Liderança e como o Ecossistema pode contribuir para a normalização
Escrito por Liliana Castro – Co-Fundadora da Portuguese Women in Tech e Fundadora e CEO da FES Agency
Embora existam inúmeros fatores que impactam a evolução das mulheres dentro da indústria, a verdade é que o ecossistema empreendedor desempenha um papel fundamental na promoção da liderança feminina. Normalizando essa evolução na carreira das mulheres, mais rapidamente essa excepção se tornará a norma.
Contudo, existe um caminho a percorrer e existem iniciativas que podem ser implementadas de modo a que esse caminho para a liderança seja alcançado de forma mais rápida e segura. Nesse sentido, deixo algumas sugestões que, na minha visão, poderão ajudar:
Mentoria e networking
Facilitar programas de mentoria e eventos de networking que conectem mulheres empreendedoras com líderes experientes e outros membros influentes do ecossistema. Essas conexões podem ajudar com orientação, apoio e oportunidades de aprendizagem que se tornem essenciais para estas profissionais.
Capacitação e educação
Oferecer programas de capacitação e educação que estejam direcionados para necessidades específicas das mulheres, abordando tópicos como liderança, business/gestão, gestão financeira e desenvolvimento pessoal.
Inclusão em contexto de liderança
Promover a inclusão de mulheres empreendedoras em espaços de liderança dentro do ecossistema, como conselhos consultivos, grupo de seleção/júris de aceleradoras e incubadoras, e eventos de destaque, como speakers, por exemplo.
Cultura e consciencialização
Fomentar uma cultura inclusiva e consciente dentro do ecossistema empreendedor, que reconheça e valorize as contribuições das mulheres empreendedoras, combatendo estereótipos de gênero e promovendo a igualdade no acesso a oportunidades.
Essas são apenas algumas sugestões nas quais o ecossistema empreendedor pode colaborar na promoção da liderança feminina – que não tenho dúvidas que contribuirão para o sucesso das mesmas.
Tendo como referência os EUA: Aileen Lee da Cowboy Ventures e Whitney Wolfe Herd da Bumble, são mulheres empreendedoras que deram um boost no seu trajeto profissional, conseguindo ultrapassar limitações impostos por investidores e outros desafios presentes para mulheres em tecnologia. De outra forma, Sheryl Sandberg ex-COO do Facebook, teve a oportunidade de contribuir para a evolução da empresa, apresentando resultados claros e essenciais para o sucesso do que é hoje a META.
Estes três nomes são pequenos exemplos do sucesso que mulheres em cargos de liderança podem ter, desde que lhes seja dada a oportunidade de mostrar as suas skills, experiência e conhecimento.
Como dizemos muitas vezes na Portuguese Women in Tech, o futuro começa agora e ainda há muito trabalho por fazer para que o futuro das mulheres em cargos de liderança seja a norma e não a excepção.
Outros artigos